terça-feira, 30 de março de 2010

Vinha do Alqueve 2003

Produtor: Pinhal da Torre

País: Portugal
Região: Ribatejo (Quinta do Alqueve)
Cepa: Trincadeira , Tinta Roriz, Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon e Touriga Franca.
Alc: 12,50 %
Envelhecimento: 6 meses em barricas de carvalho.

Vinícola: Situada em pleno coração do Ribatejo a propriedade da família Saturnino Cunha, a Pinhal da Torre reúne o conhecimento e a experiência de gerações dedicadas à vinha e à produção de vinho, elegendo preferencialmente as castas portuguesas (como a Touriga Nacional, a Tinta Roriz, a Touriga Franca, a Trincadeira, a Castelão, a Arinto e a Fernão Pires), que combinam eficazmente com castas estrangeiras distintas, como a Syrah, a Cabernet Sauvignon, a Cabernet Franc e a Merlot, a Pinhal da Torre oferece vinhos de excelência da região ribatejana. Em Alpiarça, localizam-se as duas quintas da Pinhal da Torre: a Quinta do Alqueve, com uma ocupação de 36 hectares, e a Quinta de São João com 22 hectares.

Nota do Produtor: Cor rubi brilhante; aberto. Caráter frutado a morangos maduros e a framboesas maduras; algum carácter resinoso; madeira de carvalho; algum caramelo; aroma com alguma evolução. Palato meio-seco e taninos quase redondos; equilibrado, é ideal para acompanhar pratos regionais de confecção simples como uma sopa camponesa e uns Rojões à Minhota.

Impressões: Bom, sólido, bem feito, bebe-se com prazer.
Preço: R$ 22,00 (Expand  - Ponta de Estoque)

Degustado em: 19/03/10 por Beto, Chiquito, Gordon e Nelson

segunda-feira, 22 de março de 2010

Hauts de la Barben 2000

Produtor: Mas de la Barben

País: França
Região: Languedoc-Roussillon
Cepa: 60% Grenache e 50% Syrah.
alc: 13,50 %
Envelhecimento: Em tonéis de Aço Inox.
Vinícola: Pequeno e notável produtor do Coteaux du Languedoc, localizado na vila de Nîmes, a mais galo-romana das cidades francesas. Os seus deliciosos tintos são elaborados com mesclas de Grenache e Syrah.
Nota do Produtor: Lançamento da região do Languedoc, no Sul da França, com excelente relação qualidade/preço. Esta reputada propriedade pertence a Chapoutier, um dos maiores nomes do vinho francês de qualidade. Saboroso e com bastante personalidade.

Impressões: Muito bom, com personalidade e complexidade.
Preço: R$ 24,00 (Mistral - Ponta de Estoque)

Degustado em: 19/03/10 por Beto, Chiquito, Gordon e Nelson.